Boas vindas

Olá a todos que agora acessam meu blog.
Este blog criei para compartilhar momentos e aventuras vividas.
Todos absolutamente todos são bem vindos e podem colaborar escrevendo e dando idéias.
Beijos a todos!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

De olho na copa.

23 jogadores convocados farão preparação em Coritiba, no Paraná Foto: Mariana Canedo/Especial para Terra "Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!" é a frase que estará no ônibus brasileiro
Foto: Mariana Canedo/Especial para Terra

A Fifa divulgou a lista com as frase que irão estampar os ônibus das 32 seleções na Copa do Mundo da África do Sul. O veículo da Seleção Brasileira estará estampado pela seguinte frase: "Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!". As frases foram escolhidas por meio de votação no site oficial da entidade.
A outra frase que estava concorrendo trazia a seguinte mensagem: "Veículo monitorado por 180 milhões de corações brasileiros". Adversário do Brasil no Mundial, a seleção portuguesa terá o sonho do título estampado no ônibus. "Um sonho, uma ambição... Portugal campeão!", diz a mensagem.
Atual campeão mundial, a Itália aposta no azul para contagiar os torcedores e estampa no ônibus a frase: "O nosso azul no céu africano!". Por outro lado, a Argentina apela para a glória com a inscrição: "Última parada: a glória".
Confira abaixo as frases das 32 seleções:

África do Sul: Uma nação, orgulhosamente unida sob um arco-íris
Alemanha: Na estrada para ganhar a Copa!
Argélia: Estrela e a lua crescente com um objetivo: Vitória!
Argentina: Última parada: a glória
Austrália: Ouse Sonhar, Avance Austrália
Brasil: Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!
Camarões: Os Leões Indomáveis estão de volta
Chile: Vermelho é o sangue do meu coração, Chile campeão
Coreia do Norte: 1966 de novo! Vitória para a Coreia do Norte!
Coreia do Sul: Os Gritos dos Vermelhos, República da Coreia Unida
Costa do Marfim: Elefantes, vamos lutar pela vitória!
Dinamarca: Tudo o que você precisa é uma seleção dinamarquesa e um sonho
Eslováquia: Façam tremer o gramado verde! Vamos Eslováquia!
Eslovênia: Com 11 corações valentes até o fim
Espanha: Esperança é meu caminho, vitória é meu destino
Estados Unidos Vida, Liberdade e a busca pela Vitória!
França: Todos juntos por um novo sonho em azul
Gana: A esperança da África
Grécia: A Grécia está em todos os lugares!
Holanda: Não tema os cinco grandes, tema os 11 laranjas
Honduras: Um país, uma paixão, 5 estrelas no coração!
Inglaterra: Jogando com orgulho e glória
Itália: O nosso azul no céu africano!
Japão: O espírito Samurai nunca morre! Vitória para o Japão!
México: É hora de um novo campeão!
Nigéria: Super Águias e supertorcedores, estamos unidos
Nova Zelândia: Chutando ao estilo Kiwi
Paraguai: O leão Guarani ruge na África do Sul
Portugal: Um sonho, uma ambição... Portugal campeão!
Sérvia: Joguem com o coração, liderem com um sorriso!
Suíça: Vamos, Suíça!
Uruguai: O sol brilha sobre nós! Vamos, Uruguai!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ranking - Cidades com a melhor qualidade de Vida.

Buenos Aires e Montevidéu são as cidades com melhor qualidade de vida na América Latina, segundo uma lista publicada nesta terça-feira pela consultoria internacional Mercer, na qual Viena lidera o ranking que considerou 221 cidades do globo.

Viena tem melhor qualidade de vida, aponta pesquisa

Na América Latina e Caribe, a mais bem colocada foi Pointe-à-Pitre, na ilha francesa de Guadalupe, que no entanto não ficou entre as 50 melhores. A melhor cidade do Oriente Médio é Dubai (75º lugar). Na África, é Port Louis, nas ilhas Maurício (82º).
As cidades brasileiras estão mais atrás no ranking. São Paulo está na 117ª posição, depois de Rio de Janeiro (116ª) e Brasília (104ª).

A capital austríaca é a melhor cidade do mundo para se viver, segundo a classificação dessa consultoria privada, seguida pelas cidades suíças de Zurique e Genebra, Vancouver (Canadá) e Auckland (Nova Zelândia).

Os critérios de seleção utilizados são a estabilidade política, a criminalidade, os serviços bancários, as liberdades individuais, os serviços de saúde, de educação, entretenimento, moradia e meio ambiente.

As cidades europeias continuam dominando e estão entre as primeiras 25 cidades no índice. Na Inglaterra, Londres está na 29ª posição, enquanto que Birmingham está em 55ª e Glasgow na 57ª. Paris ocupa o 34º lugar.

Nos Estados Unidos, a posição mais alta é ocupada por Honolulu, na 31ª posição, seguida de San Francisco (32ª). Singapura (28ª) é a primeira entre as asiáticas, seguida de Tóquio (40ª), sendo Bagdá a pior do mundo, em 221º lugar.

Na América Latina, Buenos Aires lidera o ranking na posição 78, seguida por sua vizinha Montevidéu (79ª). Santiago ocupa o posto 90 e Cidade do México está na 123ª posição.

No Caribe, diversas cidades superam as sul-americanas. Pointe-à-Pitre é a primeira, na 62ª posição, seguida por San Juan de Puerto Rico (72ª), enquanto Havana (192ª) e Porto Príncipe (213ª) são as piores.

"Na América do Sul e Central, foi observada uma queda geral como resultado principalmente da instabilidade política, dificuldades econômicas e escassez de energia", comentou Slagin Parakatil, consultor da Mercer.

Segundo o especialista, "os altos níveis de criminalidade continuam sendo um dos principais problemas em um bom número de cidades da região".

De todas as cidades da América Latina, Caracas teve o pior desempenho ao cair diversas posições, não apenas devido à insegurança, mas também por conta da "escassez de água e da disponibilidade de bens de consumo".

A Mercer informou que faz a classificação para ajudar as empresas multinacionais a remunerar de forma justa seus funcionários internacionais.

Segundo a empresa, suas cifras não competem nem são comparáveis aos dados oficiais de cada país que refletem o padrão de vida dos cidadãos nativos de cada cidade.

domingo, 9 de maio de 2010

Achei um emprego!


Publiquei um texto mês passado sobre como é dificil achar emprego aqui na suíça, acabei despejando toda minha indignação e talvez preconceito que passei aqui através deste Post.
Mas agora tenho que contar a todos que Finalmente consegui um emprego. Por enquanto é temporario mas se der tudo certo e tudo ocorrer bem virá a ser definitivo!
Fiquei muito feliz pois é uma chance, uma porta que se abre diante de tantas outras que ja foram fechadas bem na cara.
O segredo é sempre não desistir diante dos inumeros nãos que se apresentam diante de si.
Aliás descobri muita coisa nesses dois anos quase 3  de  suíça. Descobri que posso sempre ser mais forte do que imaginava ser.
Descobri que tenho medo de mudanças, mas de que serve viver, se não mudarmos todos os dias pelo menos um pouco? E isso me faz lembrar de ter coragem e de agradecer a Deus por deixar eu viver mais um pouco
para suportar alguns medos.
Descobri que fraco mesmo é aquele que nao tem coragem de viver. Eu descobri que a vida realmente é uma caixa de surpresas, que nada é pra sempre e que por menos que a gente queira tudo pode acabar, os sonhos escorregam das maos a vida perde o sabor de vez enquando e nada as vezes parece fazer algum sentido. Descobri que a minha dor sempre nao sera tao forte pra vc, mas que o seu problema sera sempre maior que o meu!
Descobri que existem pessoas que parecem nascer simplesmente para nos fazer sofrer, descobri que nao importa o quanto voce chore, saudade nao se cura chorando e que ninguem sabera o quao dolorido é a perda se nunca se quer perdeu alguem, descobri que simples palavras podem destruir vc e que por mai sque vc faça nunca estara bom o suficiente!! mas descobri também que se vc parar pra viver em funçao da opiniao alheia voce acaba vivendo nao sua vida mas a vida que querem que vc viva
Descobri que o desabafo te faz mais forte, que se vc quizer voce pode ter tudo e ser quem voce quizer basta ter coragem pra isso, descobri que temos dois ouvidos e uma boca apenas o que nos mostra que é melhor falar menos e ouvir mais, mas que se for para ouvir besteira cante uma musica e finja ser louco pois se voce quizer nada podera te abalar. Nenhum amor é melhor que o amor por si mesmo, nenhum sentimento é bom quando te faz sofrer e que seus defeitos talvez sejam o sonho de alguem! Descobri que nao existe alma gemea mas trigemeas ou quadrigemeas pois onde estariam meus amigos se nao fossem tao parecidos comigo! descobri que o diferente pode assustar algumas pessoas e exitar outras e aprendi tambem que muita gente ainda vai se esconder atraz de alguma coisa para simplesmente nao ter que lutar! nenhuma batalha é facil mas toda com certeza é emocionante.
A vida pode  parecer egoista algumas vezes mas o que fazemos para torna la melhor??? Desculpem-me por tantas descobertas mas a vida é assim, estamos sempre em constante processo de aprendizagem.

Muttertag - Dia das mães

Essa semana me aconteceu algo muito engraçado! Domingo Passado acordei com um lindo café da manhã na cama e com minha filha me beijando toda feliz com meu Marido. Então pensei.... ou estou dormindo ainda ou algo de muito errado esta acontecendo.Não é meu aniversário, nem nenhuma data importante.
Foi quando me disseram Feliz dia das Mães! Nossa eu cai na risada, mas o dia das mães é só no domingo que vem- eu disse quase chorando de rir! Resumindo erraram a data(conseguiram errar) Mais foi divertido pois acabei ganhando café da manhã na cama !
Como hoje foi o dia das mães de verdade(rsss) Preparei um texto em homenagem a  todas a mães inclusive a minha que agora esta longe de mim. Feliz Dia das Mães!

A maternidade é verdadeiramente um acontecimento mágico. A cada instante que nos sabemos mãe, ficamos mais atentas aos detalhes. Tornamos-nos superpoderosas, e nossas almas permanecem cheias de orgulho

Os filhos já grandes vivem dizendo que sempre são chamados de nossas crianças. Ainda é usado o possessivo, como se fossem propriedades das mães e não da vida! Assim também chamarão seus filhos um dia.

Mãe reconhece seus deslizes e acaba se divertindo com tudo o que acontece: as situações mais impróprias, os momentos em que o silêncio é tão necessário e fala mais do que deve - mesmo sabendo que não deveria falar nada -, os palpites mais infelizes, os conselhos quase nunca pedidos... Coisas de mãe, se não fossem assim não seriam coisas de mãe.

Quando pequenos, as festas da escola, preparação dos aniversários, planejamento para as surpresas da Páscoa e do Natal... Geralmente tudo muito caprichado, na maioria das vezes para satisfazer um desejo materno. Os filhos até gostam, mas se divertiriam da mesma forma se as atividades fossem diferentes das estabelecidas pelas mães.

Adolescentes. Aglomerados na cama da mãe para trocar idéias, falar sobre os problemas de cada um, disputar um colo e aprender a dividi-lo, assistir aos programas de TV ou filmes - o que quase sempre acabava em discussão, porque mãe adora dar palpite e acaba quase sempre comentando o que não deve na hora errada... Mas o aconchego, o calor humano, o corpo a corpo... Apesar das diferenças não falta.

As broncas, as brigas feias, as discussões que magoam também acontecem. Contudo, nada mais que uma semana, no máximo, para que tudo volte como era antes, como se nada tivesse acontecido.

Ficam grandes. Tornam-se autônomos e independentes no estudo, no trabalho... Quase não ficam mais em casa, quando não vão morar sozinhos ou com seus namorados, e namoradas. E a mãe apóia e fica em estado de espera para qualquer eventualidade.

Mas é na hora do desabafo, da comidinha caseira, do preenchimento daquele vazio humano gerado pela vida adulta que recorrem aos cuidados carinhosos da massagem nas costas, das palavras benditas, do sono acanhado que vem inesperado do abraço materno, no calor, antes do ventre, que ampara os medos e resguarda os sonhos.

O cordão se entrelaça. Não há idade, não há distanciamento. A busca da paz em um relacionamento de mãe e filhos é, naturalmente, iluminado, preparado desde a concepção. O vínculo se torna independente da vontade humana, parte de um se torna outro, apesar de serem dois. Unidos em bênção quando gerados com amor.

Quem dera todas as mães pudesse experimentar esse sabor materno. Quem dera todos os filhos guardassem em suas mães seus mistérios e revelassem seus maiores desejos e sanassem suas carências. Quem dera haver mães e filhos em um só objetivo: ser feliz e estar e fazer feliz um ao outro.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sechseläuten- Zürich

Ontem(  Feriado aqui em Zürich)  uma segunda linda de sol, a tranquilidade  e a organização que caracterizam Zurich desapareceu durante 2 dias, o motivo tem um nome: Sechseläuten!(ou Sächsilüüte em dialeto Zuriquense)

O Sechseläuten é a festa da primavera muito tradicional aqui em Zürich, que atinge o seu auge com a queima do Böögg, um boneco de neve, que representa o inverno. O nome Sechseläuten vem de "Sechs-Uhr-Läuten", o "sino das seis horas", hora  que acabava o trabalho no verão. No inverno, a jornada terminava às 17 horas por causa da escuridão.
No domingo houve um desfile de cerca de 2h30, onde desfilaram crianças trajando roupas históricas, bandas e representações das várias comunidades de emigrantes residentes em Zurich.
Na Segunda-feira, a partir das 15h, dezenas de milhares de pessoas cercaram as ruas de Zurique. Todas as mulheres andavam carregadas com cestos com centenas de rosas e outras flores! Para que será tanta flor? Lá pensei eu....
Cerca de 3.500 membros de guildas (organizações medievais de artesãos), 350 cavaleiros, 30 bandas de música e 50 carros alegóricos formaram um desfile de caracter histórico.








Este espetaculo ia sendo agradecido pelas senhoras distribuindo flores e beijos aos homens que desfilavam! Daí a catrefada de flores que as criaturas carregavam...
Às 18h00, o Böög começou a arder, e segundo uma crença popular, quanto mais rápido a cabeça do boneco (recheada de fogos de artifício) explode tanto melhor será o verão. Este ano explodiu após 12min55, o que pronuncia um verão médio.



Mas segundo consta(pelo serviço de meteorologia MeteoSuisse) , o Böögg não é um bom meteorologista....

Depois da queima do Böögg, centenas de pessoas aproveitam parte das brasas para assar salsichas ao redor da fogueira. O churrasco vai até altas horas da noite a acompanhar de muita cerveja!!!!
Quem tem filhos pequenos( que é meu caso) vem para casa cedo, e nada de churrasco! Mas mesmo sem churrasco da pra curtir bem essa festa e se integrar culturalmente das tradições suíças.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Procurando trabalho na suíça

Este mês oficializei  minha procura por emprego aqui na Suíça. Fui até o Rav uma espécie de ministério do trabalho e emprego aqui da Suíça, onde após preencher todo um cadastro passei a fazer parte.

Primeiro de tudo, é importante e tenho que  dizer que emigrar não é um mar de rosas. É uma experiência difícil e exigente a vários níveis: Emocional, financeiro, familiar, etc. Exige um período de adaptação não só a um novo emprego, mas a uma nova cultura e a uma nova língua. E para piorar, não é só uma pessoa que passa por isso, é toda uma família. São raras as pessoas que emigram só porque querem, a maioria emigra por necessidade, o que já é em si stressante. E todo o resto ainda causa mais stress em toda a família.

Posto isto, é verdade que a vida aqui é melhor. Fora ser um pouco mais frio e mais chuvoso, há muitas vantagens. Ganha-se melhor, as pessoas são mais simpáticas e prestáveis, mais honestas, e as cidades funcionam muito bem. Mas por outro lado é muito difícil arranjar casa, e temos que dar 3 meses de renda adiantada (as casas rondam os 700€ por mês no mínimo, para uma espelunca). E os primeiros tempos, antes de receber o primeiro ordenado, são muito difíceis. É preciso vir com algum capital para nos aguentarmos nos primeiros meses.

 Bom mas voltemos ao assunto inicial ,quanto a arranjar trabalho em si, não é fácil. Quem é da União Européia tem mais facilidades que os outros, mas mesmo assim os Suíços têm sempre prioridade. Para quem tem cursos superiores competitivos (informática, medicina, etc), é relativamente fácil, desde que se fale minimamente o francês, o alemão ou italiano, dependendo da zona. Mas para os outros é bastante difícil. A taxa de desemprego para estrangeiros que procuram empregos não qualificadas é de 10%. E isto só a contar com aqueles que estão aqui registados, fora a grande quantidade que vem cá tentar a sorte e depois volta sem nada.

Todos os dias a embaixada recebe dezenas de telefonemas de pessoas a pedir ajuda para encontrar trabalho. Ja lhes poupo o trabalho: eles não ajudam. E ainda bem, que eles têm mais que fazer do que ser agência de empregos.
 Bom, sendo assim, como é que se arranja emprego? Para trabalhos qualificados, nada como mandar CVs a empresas interessantes da área, e ir tentando a sorte, ou usar sites de emprego(jobup.ch, jobs.ch, etc). Para os outros(como eu), resta-lhes o recurso a agências de emprego e agências de trabalho temporário. Agências essas que já têm uma lista enorme de gente a pedir emprego. No fim, a melhor forma é ter mesmo alguém conhecido que conheça uma empresa que precisa de pessoal.

Agora uma coisa que me deixa indignada é saber que enquanto que aqui e na europa a preferência e prioridade ao empregado é sempre dada ao que é  do próprio país. (Por exemplo: se um empregador tem um currículo de um estrangeiro e um currículo de um do  próprio país nas mãos, ele sempre dará a prioridade ao do próprio país  a vaga que esta aberta).
Ja no  Brasil eles dão sempre preferência aos estrangeiros, os postos de Trabalho estão lotados de gente desempregada e a taxa de desemprego continua subindo e são filas e filas de gente a espera de uma vaga. Daí vem um estrangeiro e pronto logo consegue sua vaga e não é vaga  como faxineiro, ajudante de cozinha e atendente de mesas não é sempre lá em cima.
Por isso aqui as taxas de desemprego também acabam sendo menores, eu digo também  porque é lógico que existem outros fatores que não mencionei aqui.

Mas por enquanto aqui  continuo eu a procura, tentando reconhecer meu diploma brasileiro e  tentando aperfeiçoar meu idioma para que assim aumentem minhas chances a um cargo.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Andar de Ônibus pode ser divertido.


Os ônibus amarelos da PostAuto podem ser vistos por toda a Suíça (foto: cortesia)
Legenda: Os ônibus amarelos da PostAuto podem ser vistos por toda a Suíça (foto: cortesia) (PostAuto)

Os ônibus amarelos dos Correios são tão tradicionais na Suíça como o queijo e o chocolate. Há cem anos eles transportam passageiros pelas rotas estreitas nas regiões montanhosas.

Uma das experiências mais incríveis para os turistas que estão circulando através das montanhas nos Alpes suíços é encontrar esse ônibus: amarelinho, com motoristas ágeis como malabaristas para conduzir seus veículos através de estradas estreitíssimas em inclinações de tirar a respiração até do Indiana Jones.
Uma das suas marcas registradas é a sua buzina, um "Tü-Ta-Too " a melodia típica que anuncia os ônibus do PostAuto foram retiradas da composição "Willhelm Tell", de Rossini.

Os motoristas têm de ter uma paixão pelas curvas.
O ponto alto da viagem ocorre a 1.815 metros acima do nível do mar. Nesse momento da foto o ônibus amarelo atravessa o desfiladeiro de Malojapass, no trajeto entre St. Moritz, cidade montanhosa no cantão suíço de Graubünden, e o Lago di Como, Itália.

Na descida o condutor precisa manobrar o veículo por curvas estreitas, beirando precipícios que tirariam a respiração até dos pilotos de Fórmula 1 mais ousados. Mas para ele, esse é apenas mais um dia de trabalho na companhia de transporte dos Correios, mais conhecida pela sigla "PostAuto". Há cem anos ela cruza todos os cantões, ligando centros urbanos até as regiões mais longínquas do país.
Realmente um Programa marcante e imperdível para quem visita a suíça é fazer um passeio pelos alpes confortávelmente dentro desses Post Autos.
Assim andar de ônibus pode até ser um programa divertido.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Seja seu Próprio Cupido.

Esta agora interessa a todas as mulheres solteiras, sozinhas e a procura do tão sonhado principe encantado.
Eu li hoje no jornal uma matéria sobre a americana Patti Stanger que  vêm conquistando os americanos em busca de amor. Autora do best-seller "Become Your Own Matchmaker: 8 Easy Steps for Attracting Your Perfect Mate" ( algo como "Seja seu próprio cupido: 8 passos fáceis para atrair o parceiro perfeito") Patti é curta e grossa. Diz que os homens realmente não querem se relacionar com mulheres feias, que cabelo liso é sempre mais bonito que o cacheado, e que as mulheres nunca devem morar com um homem antes de marcar a data do casório.Em vez de assustar a mulherada, Patti virou estrela , elas chegam a pagar US$ 1 mil por uma hora de conversa no telefone com a 'cupido'. A maioria quer agarrar um milionário, especialidade da agência de namoros da americana. Para ajudar as que querem um marido, Patti, ensina truques que vão de desde como sentar à mesa até mesmo como conduzir a vida sexual.
- As mulheres têm que parar de ir para a cama no primeiro encontro. Liberamos hormônios durante o sexo que aumentam o apego e acabamos eternamente ligadas a homens que não valem a pena - afirma em seu livro.
Meninas precisamos ler urgentemente esse livro!rsrsrs mas enquanto não lemos dicidi postar algumas das principais dicas dela para encontrar um parceiro.
Faça um lista com as características que você quer que a pessoa tenha: A lista, segundo Patti, funciona como uma mapa que vai facilitar o encontro com o parceiro ideal. Mas nada de colocar coisas óbvias, como "química" "moreno" ou "alto". Prefira as qualidades realmente importantes, como temperamento, educação e religião. Também não faça uma lista muito extensa, dez ítens são o suficiente.
Prepare um plano de ação: Infelizmente, você não vai encontrar o amor da sua vida em casa. Saia no mínimo uma vez por semana, e escolha os eventos que estarão cheios de pessoas que se encaixam no perfil que quer conhecer. Por exemplo, restaurantes e bares perto de congressos são ótimos para conhecer médicos, lançamentos em livrarias são cheios de intelectuais, festivais de cinema são ideais para cinefilos e por aí vai.
Saia com mais de um homem de cada vez, mas não faça sexo ao menos que esteja namorando firme:Ter mais de um pretendente é sempre bom. Faz você se sentir querida, diminui a ansiedade e ocupa o tempo. Assim você não sente vontade de ligar toda hora para o que você gosta mais.
Capriche no visual: Infelizmente, homens não gostam de mulheres gordas, com a pele cheia de marcas ou com o cabelo ruim. Para Patti, nenhum pretendente olhará para seu interior se o exterior estiver ruim. Não é preciso virar uma modelo, mas invista nos cuidados com a saúde e a aparência.
Sorria muito: Cientistas afirmam que para aumentar o interesse de um homem, basta sorrir para ele por pelo menos cinco segundos várias vezes durante a conversa.
Saia sozinha: Mulheres que saem em bandos não arrumam namorados, acredita Patti. A maioria dos homens não gosta de interromper conversas ou participar de rodinhas. Se combinou de encontrar os amigos em um bar, chegue um pouco antes, peça um drinque e aumente suas chances de ser paquerada.
Pule fora se ele não falar de casamento após um ano de namoro: Se o parceiro não falar espontaneamente se quer ou não casar em futuro próximo, parta para outra. Isto indica que ele não pensa neste tipo de compromisso. Nenhum problema, apenas mostra que ele não é o homem certo para você.
Bom agora é só seguir essas dicas e ver se funcionam!!Mãos a obra garotas e boa sorte!!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Mais um Aniversario.

 Quero compartilhar aqui tb no  blog o meu Aniversário que foi ontem dia 09/03. Um dia normal como todos os outros mas especial pra mim em particular.Tive um dia tranquilo sem muitas novidades, apesar do  tempo la fora de -5°(negativos) e de ser agraciada com um dia de neve!Tive o calor de 2 pessoas que amo por perto( meu maridex e minha bella)Estava longe de outras pessoas que amo tb (talvez em outra intensidade ou sintonia) mas posso dizer que comemorei a vida, sem festa, sem grandes alardes só comigo mesma e Deus!
Recebi muitos e-mails, recados e até SMS(... até do Brasil) que quero agradecer a todos que se lembrarm pelo carinho, e dizer que vcs são especiais!
Deixo Abaixo uma reflexão que encontrei na net e achei muito bonita. Bjs a todos!

Hoje é um dia qualquer,
mas, não é um dia comum.
Hoje é meu aniversario!
E eis-me aqui confabulando comigo mesma.
INSANA, ou NORMAL?
Pois estou desejando-me, Feliz Aniversário.
Nunca achei que um dia iria desejar-me
felicidades por estar ficando mais velha.
Mas acabei de fazer isso!
Será insegurança diante da vida?
Será uma maneira de lembrar que mais
um ano se passou, e eu continuo aqui?
Será uma dádiva à agradecer?
Francamente não sei dizer...
Mas prefiro ficar com a ultima opção!

Agradeço à Deus por conceder-me dias,
e momentos felizes.
O amor da minha família, o carinho
e total compreensão das pessoas.
Dos amigos, a sincera amizade.
Que os momentos tristonhos que tive,
me tornaram maior e mais forte.
Que colocou-me lágrimas nos olhos, mas também
pôs-me sorrisos nos lábios.

Peço à Deus que a esperança continue
sendo cultivada em meu coração.
Que minha crença e fé jamais sejam abaladas.
Que meus sonhos não desvaneçam.
Que meu sorriso jamais se apague.
Que minha alma menina continue amando
as flores e os passarinhos.
E que eu possa no ano vindouro,
parabenizar-me novamente.
Afinal, Deus concedeu-me mais um
ano de vida e de alegria.

Direitos reservados*
Cecília-SP/29/10/2008*

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional Da mulher

 Como hoje é dia 8 de março o dia internacional da mulher, recebi um e-mail de uma amiga que achei que, hoje seria um dia perfeito para compartilhar com todas as mulheres!
Defeito de Mulher
 

Quando Deus fez a mulher, já estava nas horas extras de seu sexto dia de trabalho.
Um anjo apareceu e perguntou:
- Senhor, por que gastas tanto tempo com esta criatura?
 

E o Senhor respondeu:
 - Você viu a 'Folha de Especificações' para ela?

- Ela deve ser completamente flexível, porém não será de plástico, deve ter mais de 200 partes móveis,
 todas arredondadas e macias e deve ser capaz de funcionar com uma dieta rígida, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho raspado até um coração ferido'

 O anjo se maravilhou com os requisitos e indagou curioso:
 - E este é somente o modelo Standard?

 E ponderou:
 - Senhor, é muito trabalho para um só dia, espere até amanhã para
 terminá-la.

 E o senhor retrucou:
 Não. Estou muito perto de terminar e esta criação é a favorita de Meu próprio coração. Ela se cura sozinha, quando está doente; e pode trabalhar 18 horas por dia.

 O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.
 - Porém a fizeste tão suave Senhor!

 E Deus disse:
 - É suave, porém, a fiz também forte. Não tens idéia do que pode agüentar ou conseguir.

 - Será capaz de pensar? - perguntou o anjo.

 Deus respondeu:
 - Não somente será capaz de pensar, mas também de raciocinar e negociar, mesmo que pareça ser desligada ela prestará atenção em tudo o que for importante.

 Então, notando algo, o anjo estendeu a mão e tocou a pálpebra da mulher...
 - Senhor, parece que este modelo tem um vazamento... Eu Te disse que estavas colocando muitas coisas nela.

 - Isso não é nenhum vazamento... É uma lágrima - corrigiu o Senhor.
 - Para que serve a lágrima?' - perguntou o anjo.

 E Deus disse:
 - As lágrimas são sua maneira de expressar seu amor, sua alegria, sua sorte, suas penas, seu desengano, sua solidão, seu sofrimento e seu orgulho.

 Isto impressionou muito ao anjo.
 - És um gênio, Senhor. Pensaste em tudo. A mulher é verdadeiramente maravilhosa.

 - Sim, ela é!

 - A mulher tem forças que maravilham os homens.
 - Agüentam dificuldades, carregam grandes cargas físicas e emocionais,
 porém, têm amor e sorte.
 - Sorriem, quando querem gritar.
 - Cantam, quando querem chorar.
 - Choram, quando estão felizes e riem, quando estão nervosas.
 - Lutam pelo que acreditam.
 - Enfrentam a injustiça.
 - Não aceitam 'não' como resposta, quando elas acreditam que haja uma solução melhor.
 - Privam-se, para que sua família possa ter algo.
 - Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir sozinha.
 - Amam incondicionalmente.
 - Choram quando seus filhos não triunfam e se alegram quando suas amizades conseguem prêmios.
 - São felizes, quando ouvem falar de um nascimento ou casamento.
 - Seu coração se despedaça, quando morre uma amiga.
 - Sofrem com a perda de um ser querido, mas são ainda mais fortes quando pensam que já não há mais forças.
 -Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração ferido.

 Porém, há um defeito que não consegui corrigir:..

 -É que às vezes elas se esquecem o quanto valem. 


Feliz dia da mulher!

Chocolate Suíço

Ja que estou aqui na Terra do chocolate não poderia deixar de contar um pouco sobre a história do chocolate aqui na suíça.

Por que o chocolate suíço é considerado o melhor do mundo? O aroma é de dar água na boca, textura aveludada, o paladar encorpado, o sabor complexo e penetrante já explicariam tudo. Nenhum chocolate no mundo se compara ao chocolate suíço!

Embora os suíços não tenham sido os primeiros europeus a terem fabricado chocolate, eles foram os primeiros a se especializar na arte de produzir e transformar o chocolate nesta delícia que é hoje. Conheça mais sobre a história do chocolate.

HISTÓRIA
O chocolate nasceu longe da Europa - e não tão longe do Brasil. Produzido com a semente do fruto do cacau, ele começou a conquista da Europa quando o explorador Hernán Cortés chegou à corte de Montezuma, o imperador asteca do México de 1519.

Astecas preparando o "Xocolatl"

Cortés experimentou uma bebida amarga chamada Xocolatl, que ali já era consumida há 1000 anos. Ela derivava da planta mais tarde classificada como Theobroma cacao, a bebida dos deuses, e foi levada com ele para a Espanha. Sob a forma de bebida o cacau fez mais sucesso do que como planta - que Cristóvão Colombo havia já levado ao rei Fernando da Espanha, sem no entanto despertar maior interesse.

Cem anos depois, já utilizada com açúcar e baunilha, ela chegava à França. No início do século 18, os ingleses passaram a consumir o produto com leite. Em meados do século 19, os mesmos ingleses criaram o método de adicionar açúcar e manteiga de cacau ao pó torrado e moído das sementes, formando barras para serem comidas.

A PRIMEIRA FÁBRICA
A primeira fábrica de chocolate da Suíça surgiu em 1819, graças ao Sr François Louis Cailler. Desde então os suíços vêm se aperfeiçoando cada vez mais para a produção de chocolates. A maior inovação do mercado foi a adição de leite na fabricação dos produtos em 1875, e em 1879 foi criada a primeira barra de chocolate ao leite para ser ingerida como sobremesa. Avanços tecnológicos, ingredientes finos, competição entre as diversas marcas e a paixão nacional dos suíços pela iguaria fizeram com que o chocolate suíço se transformasse e permanecesse com a fama de ser o melhor do mundo.



O produto é tão importante para a economia suíça que o governo estabeleceu uma Associação de Produtores de Chocolate, conhecida como Chocosuisse, para promover o chocolate suíço e manter a alta qualidade de seus produtos.

sábado, 6 de março de 2010

Alemão: Língua de Loucos??


Alemão é uma linguinha pra lá de complicada mas também  muito certinha, admirável na sua exatidão.
Em alemão é possível falar muito com poucas palavras, é uma boa língua para filósofos. Não é a toa que vários filósofos famosos nasceram aqui.
Há tantos exemplos: um deles, o verbo cortar. Em alemão existem vários tipos de verbo que significam cortar, cada um com seu significado específico. Existe o “schneiden” que significa cortar, o “abschneiden” que significa cortar e separar o pedaço do resto, o “durchschneiden” que é o cortar passando pelo centro do que está sendo cortado, por exemplo um pão. E por aí vai…
Existem palavras muito bonitas também nesta língua, pra mim elas também tem a haver com o significado positivo, bonito: “Schmetterling” é borboleta, “süß” significa doce, “nett” é simpático (note que pra pronunciar esta palavra a gente é obrigado a dar um sorriso!).
Há também o significado dentro da palavra, por exemplo “Willkommen” que significa bem-vindo. “Will” vem do verbo querer e “kommen” é do verbo chegar, poeticamente querer-chegar. Mas também há palavras que assustam qualquer estrangeiro, como por exemplo “Staatsangehörigkeit” que significa nacionalidade. “Staat” é país, “angehörigkeit” é pertencer. Pentencer a um país = nacionalidade.
Em alemão, pra início de conversa, existem três tipos de substantivos: o feminino, o masculino e o neutro. Lembro-me da primeira aula de alemão, achei que quem tinha inventado essa língua era um louco! “Die Sonne” significa A sol, “der Mond” é O lua, “der Tisch” é O mesa. Já deu pra entender porque um alemão facilmente embanana o gênero dos substantivos em português!… Pra piorar e filosofar “das Mädchen“. “Das” é o gênero neutro, “Mädchen” significa moça. E como é que uma moça pode ser neutra???
Aí vêm as declinações: vários verbos “pedem” verbo direto ou indireto, e com isso você tem que sair declinando todo o resto da frase, adjetivo, substantivo e por aí vai. Uma beleza. Lembro-me daquela propaganda que passava na televisão quando eu era uma menina: “Você tem mil maneiras de fazer Neston, invente a sua!”
E os números? Ah, os números! São falados todos “ao contrário”: 69 é 9 e 60, um número de telefone, por exemplo 941463, pode ficar assim: é 4 e 90, 14 (que é quatro-dez) e 3 e 60. Os estrangeiros se habituam a escrever esses números de trás pra frente pra não errar, mas a mente alemã acha esse “nó cerebral” bem natural e eles conseguem fazer altas contas matemáticas de cabeça. Inacreditável.
Pra ninguém ficar achando que todo alemão domina sua língua, pra complicar mais um pouquinho há pouco tempo foi feita uma reforma no idioma e agora existem muitas regras que uns sabem, mas outros não, e assim todo mundo erra. As crianças na escola aprendem as novas regras, enquanto os adultos aprenderam as antigas… Mas tudo o que é escrito nos jornais, livros, tudo o que é impresso tem que observar as novas regras do idioma.
Conta a história que na época da Reforma e mais tarde com as fábulas dos irmãos Grimm é que foi definido o alemão que hoje é o alemão padrão. Cada cidade falava (e fala até hoje) um dialeto diferente, cada um usava regras diferentes. Foi o Martinho Lutero, segundo estou informada, quem começou a “escolher” as regras gramaticais desta língua. O alemão padrão é a língua dos negócios, da televisão, das revistas, dos jornais e dos noticiários. Mas os dialetos não morrem, eles existem também na forma escrita. 
Quando conversei com alguns amigos aqui me asssutei com o fato de que o próprio cidadão suíço vem a ter dificuldade de comunicação dentro do seu país. Conheci um estudante que só falava dialeto e ele teve dificuldade, no princípio, de entender os próprios professores, que falavam só o alemão padrão…. Situação impensável para nós no Brasil, não é? E ainda existem várias combinações, como por exemplo a conversa entre duas pessoas que falam dois dialetos diferentes… Também há pessoas que entendem o dialeto, mas falam só o alemão padrão. Quando minha sogra conversa com pessoas da região, que só falam dialeto, entendo o que ela fala, mas não o que as pessoas respondem.
 Alemão é complicado mesmo e eu fico na maior dúvida por muitas vezes ao escrever.
Eu gostaria de cometer menos erros, aperfeiçoar o que já aprendi, por isso decidi estudar mais um pouquinho por conta própria.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Tudo na vida tem seu preço.



Muita gente me escreve mensagens que me deixam lisonjeada, fazem elogios e me falam do "sonho" de morar, trabalhar e estudar no exterior. Não quero nem nunca quis passar a impressão de que isso seja algo fácil. Muito pelo contrário, morar no exterior exige muito de nós. Ganhamos em muitos aspectos, mas lembre-se de que enquanto eu estou aqui correndo atrás dos meus próprios sonhos e objetivos, uma parte importante da minha vida está no Brasil. Essa parte se chama família e amigos, e abrir mão de estar com essas pessoas, de ver as crianças da família crescendo, os amigos casando e a vida se transformando, não é fácil.
.
Nada na vida vem de graça. Para cada conquista, uma perda. Cada dia que eu passo fora do Brasil, é um dia a mais em que não vejo minha mãe e meu pai, não rio com meus amigos e não saio com meus amigos, vou esquecendo aos poucos como é viver em minha cidade do interior; cada dia no exterior é um dia a mais sem sentir o cheiro da comida que eu tanto adoro, sem ler as notícias que me interessam. Cada dia aqui é um dia a menos que eu vivo entre aqueles que me são importantes. E lidar com isso está longe de ser fácil. Eu vivo uma contradição sem fim: gosto daqui, tive experiências e oportunidades incríveis, mas o preço que eu pago é alto, às vezes me pergunto se não é alto demais.
.
Junte-se a tudo isso as diferenças culturais, a sensação de ser sempre uma estranha pedindo licença para entrar, a falta de pertencimento e a ausência de um lugar para chamar de "minha casa". Por mais que nos acostumemos a um lugar, por mais que nos adaptemos, que falemos a língua e que nos integremos, seremos sempre estrangeiros em terra alheia. Isso aqui não é a minha casa, não é minha cultura, não é minha língua, não é o meu povo nem o meu país. Uma das maiores causas de depressão entre os brasileiros que eu conheço que moram no exterior é esse sentimento de "peixe fora d'água", de cidadão de lugar nenhum. É um golpe na auto-estima. Aqui nada me pertence, minha palavra vale pouco e tenho de viver conforme leis e costumes que até ontem me eram estranhos.
.
À parte isso tudo, você ainda terá de provar que é bom o suficiente para merecer a confiança das pessoas, terá de mostrar que pode executar uma tarefa tão bem quanto qualquer europeu e que o fato de ser brasileiro não faz de você um "festeiro inveterado" 24 horas por dia. E as mulheres ainda têm a árdua tarefa de fazer as pessoas entenderam que não é por serem brasileiras e terem essa beleza considerada exótica por essas bandas, que são propriedade pública ou iscas à espera do peixe certo; terão de mostrar que gostar de dançar, ser alegre e sorrir não são sinônimos de vulgaridade ou falta de decoro social. Não estou com isso dizendo que todo europeu é preconceituoso e que não somos bem-vindos aqui. Estou tentando mostrar alguns dos desafios encontrados por quem decide viver fora. Porque embora a maioria das pessoas que aqui encontrei sejam de mente aberta, inteligentes, viajadas e abertas à outras culturas, clichês existem, imagens construídas a partir de idéias equivocadas também. E cabeças limitadas e pessoas ignorantes tem em todo lugar no mundo.
.
Você não fala minha língua - Fazer-se entender é uma luta sem fim. Muitos são os equívocos originados pela falta de uma comunicação eficiente. Comunicação essa truncada pelas diferentes experiências de vida, diferentes hábitos e diferentes formações culturais e sociais. Prepare-se para fazer uma "brincadeirinha" numa roda de pessoas e ninguém rir, para se empolgar e falar um pouco mais alto e de repente perceber aqueles olhares assustados direcionados discretamente a sua pessoa; prepare-se para estar no meio de gente, na rua, numa festa, e ter de segurar o corpo para não sair dançando porque, afinal, ninguém está dançando e se você o fizer será o centro das atenções.
.
Apronte-se para andar sozinha pelas ruas. Olhar montanhas, jardins, lagos, pessoas. Abrir a boca para fazer um comentário e sufocar as palavras na garganta, porque você está SOZINHA e ninguém está por perto para te ouvir. E para os locais nada disso é novidade. E seus pares - os brasileiros - ou você não os conhecerá ou os desconhecerá. Prepare-se para desconhecer brasileiros no exterior; é triste não reconhecermos nossos próprios irmãos em terras estrangeiras. Eles mudam, viram o rosto de lado, sentem inveja de você e te vêm como uma ameaça.
.
Labuta - E além de tudo isso, imagine ter de trabalhar em subempregos para conseguir ir levando a vida. Engavetar diplomas e esquecer o dinheiro e o tempo investidos em cursos para trocar fralda dos filhos dos outros, limpar cozinha de restaurante, fazer faxina na casa da "Madame" e ter de pular e correr de um lado para o outro em playground, mesmo estando infeliz, frustrada e com cólica menstrual! Isso pode se tornar um círculo vicioso se você não tiver objetivos firmes e não puder contar com a ajuda de ninguém. Existem milhares de brasileiros que aqui chegaram há vários anos, e esse panorama que estou pintando nesse texto compõe o dia a dia deles. Não conseguiram vencer a barreira da ilegalidade - muitos não fazem por onde, é bem verdade - , não obtiveram ajuda e passam seus dias aqui como mão-de-obra barata, ganhando pouco, em subempregos, frequentando "guetos" de imigrantes. Quebrar esse círculo exige esforço, determinação, um pouco de sorte e ajuda, seja de amigos, namorados ou contatos que você venha a fazer aqui.
.
Por fim, quero dizer que morar no exterior é difícil. Compensa, mas a recompensa depende muito do objetivo de cada pessoa. E recompensa também é algo relativo. Para muitos ela se chama dinheiro, para outros ela se chama cultura, para alguns ela se chama "marido". Para mim ela se chama experiência de vida.
.
O que frustra mesmo é saber que cada esforço, cada conquista, cada batalha ganha, cada dia vivido de forma digna aqui não trará de volta os dias perdidos, os anos passados e as rugas que aparecerão no rosto de minha mãe sem que eu esteja lá para notá-las.

(Texto: - Copiado e readaptado  )

Sauna Na suíça.


Gente essas duas ultimas semanas de fevereiro foram férias da escola da Bella( minha filha) e resolvemos ir para Gindelwald (uma cidadezinha la nos alpes suíços) para esquiar. Todos os dias estavam lindos com um sol maravilhoso, colocamos a Bella na escolinha de esqui e tinhamos tempo de sobra para esquiarmos sozinhos ou fazer qualquer outro programa a dois!
Um certo dia amanheceu muito nublado e nevando. Alain (meu marido) teve a idéia de irmos pegar uma sauna para relaxar. Eu brasileira do interior né achei... nossa que legal isso é até chique hummm fazer uma sauna faz até bem pra pele! E lá fomos nós.
Quando chegamos lá e estou eu colocando meu biquini meu esposo me olha e diz:
- onde vc vai?Vc quer ir nadar?
E eu inocentemente respondi:
" - Eu vou na Sauna horas!"
-Mas vc não sabe que na sauna a gente não pode entrar de biquini?
Imaginem minha cara de espanto... entrar nua em uma sauna??? que povo é esse que entra todo mundo nu em uma sauna feito praia de nudismo??? No começo achei que ele estava de brincadeira, tirei meu biquini e me enrolei na tolha por precaução e fui para averiguar se era verdade mesmo.
E de boca aberta pude constatar... todos estavam pelados, homens e mulheres!!!!
Nossa nem sabia o que fazer. Entrei na sauna enrolada na toalha, constrangida e sem saber o que fazia, para onde olhava, se ficava enrolada na toalha ou sem.
Uma situação muito constrangedora.
Depois que passa a gente acaba rindo muito mas olha na hora foi muito estranho.

"Não se deixe solterrar."

Olá pessoal, hoje estava meio desanimada com esse tempo de final de inverno que esta fazendo lá fora. Sem sol, tudo cinza e aquele friozinho chato. Dai acabei achando uma mensagem de reflexão muito interessante e que gostaria de compartilhar com vcs aqui. Então la vai:

Não se Deixe Soterrar (Parábola do Cavalo)


Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua fazenda.

Um dia, o capataz lhe trouxe a notícia que um de seus cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O buraco era muito fundo e seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava vivo. Mas pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do poço, decidiu que não valia a pena investir no resgate.

Chamou o capataz e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo. O capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra sobre o cavalo até que o encobrissem totalmente e o poço não oferecesse mais perigo aos outros animais.

No entanto, na medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia e a derrubava no chão e ia pisando sobre ela.

Logo os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra caía, até que , finalmente, conseguiu sair...".

Muitas vezes nós nos sentimos como se estivéssemos no fundo do poço e, de quebra, ainda temos a impressão de que estão tentando nos soterrar para sempre. É como se o mundo jogasse sobre nós a terra da incompreensão, da falta de oportunidade, da desvalorização, do desprezo e da indiferença. Nesses momentos difíceis, é importante que lembremos da lição profunda da história do cavalo e façamos a nossa parte para sair da dificuldade.

Afinal, se permitimos chegar ao fundo do poço, só nos restam duas opções:

Ou nos servimos dele como ponto de apoio para o impulso que nos levará ao topo; - Ou nos deixamos ficar ali até que a morte nos encontre. É importante que, se estamos nos sentindo soterrar, sacudamos a terra e a aproveitemos para subir.
Ademais, em todas as situações difíceis que enfrentamos na vida, temos o apoio incondicional de Deus, do qual podemos nos aproximar através da oração.